Decidi trazer à reflexão o tema ‘estar comigo’, ou seja, ‘concentrar-me em mim’, olhar para a minha verdadeira essência. Porquê? Muito simples: ao partilhar um pouco da minha própria experiência, ficas com um exemplo real do que pode funcionar contigo.
Eu estava o tempo todo a fazer isto e aquilo. Não parava. Estava sempre a pensar no que iria fazer a seguir e no que tinha de fazer depois.
Penso que contigo não seja assim tão diferente.
Acontece que a uma certa altura, não sabia o que sentia. Não sabia a razão pela qual estava stressado, não sabia o motivo pelo qual estava irritado. Não percebia muitas outras coisas que estavam a acontecer em mim.
O exagero
O desenvolvimento pessoal ajuda a pessoa a conhece-se melhor.
É curioso: Disse sempre que sabia quem era e como funcionava, mas hoje, e trabalhando diariamente no meu desenvolvimento pessoal, posso dizer que não me conhecia assim tão bem. Intrinsecamente, ou seja, eu não conhecia nada da minha essência.
Ok, talvez esteja a exagerar, mas sabes o que pretendo dizer com isto.
Foco no que interessa
No que observo, nós temos tendência para não parar e refletir sobre nós Estamos o tempo inteiro a fazer alguma coisa, alguma coisa que nos distrai o tempo todo e com isso, não conseguimos concentrar-nos no que realmente importa.
Quantas vezes ao dia estás contigo? Com isso quero dizer quantas vezes ao dia paras, para tirar um tempo contigo? Um tempo a sós? Quantas vezes paras, para refletir sobre os teus sentimentos? Quantas vezes paras, para estares em paz contigo mesmo? E com isso não quero dizer fazer uma boa soneca.
Em busca da paz interior
Criei um novo hábito, um hábito de começar o dia comigo. Quando acordo, a primeira coisa que faço é meditar. Pego na minha almofada de meditação, meto auriculares e ponho a tocar a música de meditação. Música quântica ou uma meditação guiada.
A meditação ajuda-me a mergulhar em mim. Comecei a conhecer melhor os meus sentimentos e as minhas atitudes. E, ao mesmo tempo, sinto uma paz interior que não conhecia.
Estar comigo mesmo e focar-me em mim, ajuda-me a ter uma boa energia para o dia que mal começou. Ajuda-me a ter um equilibro emocional e de estar bem-disposto o resto do dia. Isso são alguns dos efeitos que tenho tido desde que comecei a fazer meditação diariamente.
E tu, já meditaste?
Há pessoas céticas em relação à meditação, e está tudo certo com isso. O meu conselho, se me permitires, é que experimentes. Sê persistente nas primeiras semanas.
A meditação nem sempre é fácil, sobretudo quando a pessoa não consegue ficar quieto no mesmo lugar, mas tudo é possível. E isso é o mais importante a ter em conta: tudo é possível.
Gratidão.
No comment yet, add your voice below!